segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Encontros sobre Direitos Humanos na Biblioteca Escolar…

Para assinalar o dia 10 de dezembro, tiveram início, na Biblioteca Escolar, os “Encontros sobre Direitos Humanos” os quais promoveram a reflexão sobre questões relacionadas com a necessidade de encontrarmos valores comuns, numa perspetiva interculturalista e questões relacionadas com a identidade de género/orientação sexual. Esta atividade, organizada num ciclo de oito encontros, destacou-se pela multiplicidade de interpretações de acontecimentos e comportamentos humanos. Numa abordagem humanista, sustentada na sabedoria, conhecimento e sageza dos oradores: o Dr. Manuel Cunha, coordenador do Grupo do Porto, da Amnistia Internacional e o Dr. Telmo Fernandes, coordenador do Grupo do Porto, da Associação Ilga-Portugal, partilharam as múltiplas possibilidades de ler o mundo e a realidade, a partir de códigos de compreensão, baseados na cultura e atravessados por critérios transubjetivos de valoração. Destacam-se não só as estratégias de comunicação assertivas, utilizadas pelos oradores, como também a capacidade de mobilizar e cativar o interesse continuado dos alunos, incentivados a uma participação pertinente. Os encontros ficaram marcados pela diversidade e profusão de materiais e estratégias utilizadas. As histórias de vida, os pequenos filmes e as imagens apresentadas, despertaram a atenção e a curiosidade dos alunos. Neste sentido, esta atividade foi uma experiência marcante, duradoura e positiva pois cumpriu a sua função:

 - Promoveu um exercício mental a favor de uma aprendizagem mais motivadora;
- Sensibilizou para mobilização de conhecimentos e utilização de conceitos;
- Estimulou a curiosidade intelectual;
Podemos concluir que esta atividade, em torno dos Direitos Humanos, teve o impacto desejado. Integrada num trabalho interdisciplinar, contribuiu para fomentar novas dinâmicas e abordagens num espaço privilegiado de reflexão e diálogo, associado à promoção de aprendizagens interativas, assentes numa vertente de descoberta, com vista à construção de uma argumentação sustentada e autónoma.


Prof. Raquel Pereira

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