quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dia da Filosofia com a Biblioteca Escolar

O Dia da Filosofia é celebrado na terceira quinta-feira do mês de Novembro e tem como objetivo promover não só a reflexão filosófica como também dar visibilidade à Filosofia em todo o mundo, com especial destaque para os países onde não é ensinada na escola.
Este ano letivo, na escola secundária de Alfena, para assinalar este dia, os alunos do 11.º ano produziram “Curtas-metragens”, que retratam, de forma criativa, cenas da vida quotidiana com um olhar filosófico:
Curta-metragem 1

Curta-metragem 2 “ 

Curta-metragem 3

É uma atividade menos convencional e inovadora na abordagem dos conteúdos programáticos da disciplina, realizada em articulação com a equipa da Biblioteca Escolar. Os vídeos, publicados no Blogue da Biblioteca, são de livre acesso para que todos possam pôr um like no seu favorito, de 17 a 28 de novembro.
As atividades permitem estimular não só a dimensão emotiva como também a dimensão cognitiva e experiencial e têm como propósito melhorar a qualidade do ensino e das aprendizagens. Porque Gramsci afirmou que “não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque pensar é próprio do homem, estas iniciativas têm a finalidade de despertar os jovens para o exercício do pensamento livre, aplicado à realidade, configurado numa filosofia prática.                                                

                                                                                                                        Prof. Raquel Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário