segunda-feira, 4 de maio de 2020

5 de maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa

Em 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)  ratificou o dia 5 de maio como o dia oficial da língua portuguesa. Deste modo, a UNESCO reconheceu  a importância da língua portuguesa que é a 5.ª língua mais falada no hemisfério sul e a 6.ª mais falada no mundo.
O português é falado por cerca de 230 mlhões de falantes e é a língua oficial de oito países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné- Bissau, Cabo Verde e Timor Leste.




"Os “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, iniciativa do Camões Instituto, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.
Estão contempladas cinco categorias: em função da idade (dos oito aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e de acordo com os níveis de proficiência da língua dos alunos, explicam os promotores do concurso, em comunicado enviado à agência Lusa.
Os trabalhos, individuais, a entregar até 30 de janeiro do próximo ano, vão ser avaliados por um júri composto por cinco elementos e os vencedores serão conhecidos a o5 de maio de 2021, data em que se assinala pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa."
 Ipsilon, Público

Sem comentários:

Enviar um comentário