segunda-feira, 31 de maio de 2021

Ateliê de Poesia

 "A Liberdade ao alcance das Palavras... É proibido calar o que nos vai na alma!", construído no âmbito do Ateliê de Poesia que foi implementado nas turmas A, B e C do atual 9.º ano de escolaridade, nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021.


escrita poética, para além de constituir um fator motivador para a tipologia textual do texto lírico, permite aos alunos adquirirem mais capacidade de análise textual e crítica, competências estas que, contrariamente a outras áreas do desenvolvimento humano, não se adquirem espontaneamente. As atividades desenvolvidas apresentam-se, desta forma, como instrumentos que permitem melhorar o sistema linguístico e comunicativo de cada aluno, proporcionando-lhe a chave para o acesso a outras aprendizagens. A escrita do texto poético auxilia os alunos na interpretação desta tipologia textual, para além de desenvolver neles competências críticas e criativas, capacidades, portanto, essenciais ao seu crescimento pleno e à sua preparação do futuro exercício de cidadania. Por esta razão, foram colocadas em prática várias atividades, individuais ou a pares com familiares, de escrita poética, a maioria delas em época de confinamento, durante os anos letivos 2019/2020 e 2020/2021.

Decidiu-se divulgar os trabalhos realizados pelas turmas envolvidas no projeto, através deste sítio e com autorização prévia dos Alunos e Encarregados de Educação, por se considerar que, para além de merecedores de difusão, poderão ser inspiradores para a comunidade educativa. Esta divulgação será operada pela Biblioteca Escolar.


Espero que os nossos jovens poetas possam sentir orgulho do seu trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário