quarta-feira, 5 de maio de 2021

Dia Mundial da Língua Portuguesa

 "A minha pátria é a língua portuguesa"

Fernando Pessoa


Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.


Dados sobre a Língua Portuguesa (retirado do site do Instituto Camões)

i. É uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, 
ii. É a língua mais falada no hemisfério sul
iii. 3,7% da população mundial fala português; 
iv. É a quarta língua mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol (observatório da língua portuguesa) 
v. O português é a língua oficial dos 9 países membros da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - e em Macau. 
vii. Organizações internacionais em que a Língua Portuguesa é língua oficial e/ou de
trabalho: Organização dos Estados Americanos (OEA), Mercosul, Comunidade de
Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas (CEPAL), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Europeia (UE), UNESCO, CPLP, Organização Mundial da Saúde, Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Comunidade de Estados do Sahel-Saara (CEN-SAD), Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZPCAS), Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA); Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). 
viii. Há 47 universidades na República Popular da China que ensinam o português como língua estrangeira e cerca de 5.000 alunos que frequentam esses cursos.
 ix. O português é a quinta língua mais utilizada na internet, teve uma taxa de crescimento de quase 2000 % entre 2000 e 2017, é a terceira ou a quarta mais utilizada no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário